domingo, 21 de junho de 2009

E.S.A., um patrimônio dos Advogados.

Os advogados da Baixada Santista, desde 2000, contam com um núcleo da Escola Superior de Advocacia, situada na rua Senador Feijó, nº 157, no Centro de Santos-SP.

Sob a coordenação do Dr. Denis Domingues Hermida, a unidade de Santos da E.S.A., possui uma boa infra-estrutura, com salas de aulas amplas e confortáveis, um corpo docente respeitável e alguns cursos de ótimo nível.

Atualmente, conta com um recém-criado curso de Pós-Graduação “lato sensu” de Especialização em Direito do Trabalho, coordenado pela Professora Drª. Sonia Aparecida Costa Mascaro; mais alguns de extensão, como o já tradicional Curso de Tribunal do Júri, o qual tem a frente o Dr. Marco Antonio Botelho, grande tribuno e talentoso professor.

A qualidade dos cursos da E.S.A. - Santos é indubitável, a exemplo do que já ocorre na Capital. E em comparação com os demais, mantidos por instituições de ensino superior da região, confrontando o custo versus o benefício, não resta dúvida que a Escola Superior de Advocacia leva sensível vantagem.

Trata-se, na realidade, de uma escola feita por advogados para os advogados. Esse é o seu diferencial.

Todavia, a missão do núcleo de Santos da Escola Superior da Advocacia pode – e deve – ser maior do que atualmente é, visto que tem plenas condições para tanto.

Temos uma média de dez cursos de extensão por ano, geralmente ministrados de segunda a sexta-feira, sendo a maioria no período noturno, com cerca de nove aulas por curso, as quais são expositivas.

Como já exposto, há apenas um curso de pós-graduação “lato sensu”, o qual também é ofertado no período da noite, com duas aulas por semana, tendo a convidativa mensalidade de R$ 260,00 em vinte e quatro parcelas (inferior a maioria dos cursos de Especialização ofertados em Universidade da região e, mesmo, na E.S.A. da Capital).

Todavia, a infra-estrutura da E.S.A.-Santos possibilita uma quantidade maior de cursos de interesse dos advogados. Aliás, mais cursos de Especialização de qualidade e com mensalidades acessíveis são muito bem-vindos.

É necessário que a E.S.A.-Santos explore, também, os demais horários, objetivando a criação de cursos não somente para os advogados, mas, também, para os estagiários inscritos, possibilitando aos acadêmicos (não raramente negligenciados pelas instituições de ensino em que estudam) uma melhor preparação para o futuro exercício da advocacia.

Atualmente, o núcleo de Santos da E.S.A. apesar de funcionar em horário comercial, de segunda a sexta-feira, ocupa as suas salas de aula apenas à noite em 90% de seus cursos. E nem todos os dias da semana são ocupados.

É necessário elogiar e parabenizar o que é bom, mas temos que ter a consciência de que é possível melhorar.

A Escola Superior da Advocacia, mais que um benefício, trata-se de um verdadeiro patrimônio de todos os advogados e que merece o prestígio de nossa classe profissional.

7 comentários:

  1. A ESA precisa ter seu uso ampliado, quer seja com uma grade de cursos ampliada, quer seja com terceirização do espaço em determinados horários.

    O fato é que é inaceitável que uma estrutura deste nível esteja ociosa na maior parte do tempo.

    Fábio Alexandre Neitzke

    ResponderExcluir
  2. Prezado Regis,

    Sobre os comentários a respeito da ESA, sinto-me a vontade, como Coordenador, para fazer os seguintes esclarecimentos:

    a) No que se refere aos cursos realizados no núcleo de Santos da ESA, o número apontado (10 cursos de extensão por ano) não reflete a realidade, vez que, ao longo desses dois anos a frente da ESA, oferecemos mais de 40 cursos de extensão, nos mais diversos dias, horários e áreas de concentração, com quase um mil advogados e estagiários inscritos;
    b) Quanto à prevalência de cursos no período noturno, tal situação se dá por interesse do público-alvo da ESA, que são os advogados, vez que grande parte das atividades profissionais dos advogados se dá nos períodos da manhã e da tarde, restando o período noturno para estudo;
    (comentário continua abaixo)

    ResponderExcluir
  3. (continuação)
    c) Ainda quanto aos horários dos cursos, vale acrescentar que mais de uma dezena de cursos já foi oferecida no período da manhã, sendo que pouquíssimos alcançam o número mínimo de inscritos para abertura dos mesmos;
    d) No que se refere à participação dos estagiários, é importante esclarecer que todos os estagiários devidamente inscritos junto à OAB têm direito de frequentar cursos da ESA. Inclusive, boa parte dos alunos inscritos na ESA durante o período de nossa coordenação foi de estagiários de direito;

    e) É de extrema complexidade a abertura de cursos de pós-graduação. Tivemos que reestruturar o espaço físico de nosso núcleo para permitir a existência de classe com capacidade para 80(oitenta) alunos, o que fizemos no fim do ano de 2007. Para que possamos oferecer cursos de qualidade a preços reduzidos, como fazemos, precisamos de número mínimo de alunos, o que nem sempre é fácil de se alcançar. Vale acrescentar que, em relação ao curso de pós-graduação em Direito do Trabalho, apesar de toda a ampla e insistente publicidade, por pouco não ficamos impedidos de iniciar o curso por falta de número mínimo de alunos inscritos;
    (comentário continua abaixo)

    ResponderExcluir
  4. (continuação)
    f) Não se tem dúvida de que novos cursos de pós-graduação devem ser instalados no núcleo de Santos da ESA, mas para isso é necessária a consolidação de cultura, em nosso núcleo, de realização de tais tipos de cursos, que são extremamente custosos, motivo pelo qual não podem ser financeiramente deficitários, havendo a necessidade de grande responsabilidade na abertura desses cursos. Este primeiro curso de pós-graduação que se iniciou no 1º semestre de 2009 é o início de um processo de consolidação de cursos de especialização a serem oferecidos pela ESA/Santos;

    g) O nível de satisfação em todos os cursos oferecidos pela ESA-Santos alcançou mais de 75% dos inscritos, como verificado nos formulários de pesquisa de satisfação que são preenchidos pelos alunos durante e no fim de cada curso realizado;

    g) Durante todo o nosso período de Coordenação buscamos, sempre com responsabilidade, sanar as dúvidas dos colegas a respeito do funcionamento da ESA, bem como agregar novas idéias. Não foram poucos os colegas que sugeriram cursos que foram imediatamente implantados. Aliás, o próprio colega Regis teve problema na expedição de certificado referente a curso realizado em período anterior à nossa coordenação e mantivemos pessoalmente contato para a solução do caso;
    (Comentário continua abaixo)

    ResponderExcluir
  5. (continuação)
    h) Como bem apontado na matéria, a ESA é feita pelos Advogados para os Advogados, sendo importante a participação de todos os Colegas, encontrando-nos sempre à disposição para ouvir e debater críticas e sugestões.

    Grande abraço,

    Denis

    ResponderExcluir
  6. (continuação)
    h) Como bem apontado na matéria, a ESA é feita pelos Advogados para os Advogados, sendo importante a participação de todos os Colegas, encontrando-nos sempre à disposição para ouvir e debater críticas e sugestões.

    Grande abraço,

    Denis Domingues Hermida
    Coordenador Regional da ESA-Santos

    ResponderExcluir
  7. Dr. Denis,

    É com enoerme honra que publicamos a manifestação do Nobre Colega e ex-companheiro da Universidade Católica de Santos.

    Dr. Denis, diante de vossas palavras, cabe ressalvar que levamos em conta a média de cursos ofertados nos últimos dois anos e não a quantidade total de cursos durante a existência da E.S.A.-Santos ou de vossa gestão a frente do núcleo.

    Não duvidamos de suas sensatas palavras ao expressar as dificuldades de realizar cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação, pois essa é uma realidade de todas as instituições de ensino preocupadas com a qualidade e com o preço acessível (caso da E.S.A.), não obstante, ainda assim, com o devido respeito, insistimos que a missão do núcleo de Santos da Escola Superior de Advocacia pode e deve ser maior do que atualmente é, conforme exposto em nossa matéria.

    No mais, não desejamos criticar gestões, seja a atual ou as anteriores, pois, de certa forma, todas deram uma saudável contribuição ao que hoje é a E.S.A.-Santos.

    Elogiamos na medida que enxergamos aquilo que é bom. Por outro lado, nossas críticas são construtivas e voltadas para o amanhã.

    Por fim, quanto a questão pessoal que me envolve, referente a problemas na expedição de certificado, tal situação se deu neste ano, durante a atual gestão. Não obstante, foi meramente um "mal-entendido" já plenamene sanado pela pronta intervenção do Dr. Denis e da E.S.A. de São Paulo.

    Ao Dr. Denis, digno coordenador da E.S.A.-Santos, nossos sinceros agradecimentos por ter honrado este blog com suas palavras e sinta-se a vontade, sempre, para expressar suas opiniões.

    Grande abraço!

    Régis Cardoso Ares
    Advogado

    ResponderExcluir